Em apenas um ano o número de casas com energia solar no Brasil aumentou em 10 vezes

Em-apenas-um-ano-o-numero-de-casas-com-energia-solar-no-Brasil-aumentou-em-10-vezes

A produção de energia elétrica no Brasil está passando por mudanças.

 

Em 2017 foi necessária a reativação de três usinas termelétricas para conseguir suprir a quantia de energia normalmente produzida pelas hidrelétricas.

 

Com a reativação das termelétricas e com o grande impacto ambiental das usinas hidrelétricas, a produção de energia elétrica no Brasil está se tornando cada vez mais poluente.

 

Dessa forma, algumas pessoas e empresas começaram a se conscientizar da necessidade da mudança através de energia limpa, implementando a energia solar em casa e nas empresas.

 

Continue lendo nosso post para saber mais sobre a ascensão da energia solar no nosso país!

 

A necessidade de mudar

Em 1990, as hidrelétricas eram responsáveis por 92% da produção nacional de energia elétrica e os reservatórios tinham água o suficiente para suprir o consumo de energia do Brasil por cinco anos.

 

Mas, hoje, muito mudou. As hidrelétricas só produzem 72% do necessário e os reservatórios não tem água suficiente nem para suprir o consumo por cinco meses.

 

Dessa forma, foi necessário haver uma mudança na produção de energia elétrica, onde no cenário atual, a produção termelétrica gera em torno de 20% da energia elétrica nacional.

 

Infelizmente, as usinas termelétricas têm grande impacto ambiental, principalmente em relação a emissão de gases poluentes prejudiciais para a Camada de Ozônio.

 

Outro aspecto importante é que a energia gerada pelas termoelétricas é muito mais cara, elevando a conta de energia.

 

Para o funcionamento de uma termelétrica são utilizadas torres de resfriamento, onde parte do calor passa para um rio, mar ou lago, tendo um grande impacto na vida dos animais da área.

A-necessidade-de-mudar

 

E além disso tudo, mesmo que você não se importe com o impacto ambiental, esbarramos em um grande problema.

 

Atualmente, como consequência do aquecimento global, cada vez mais casos de estiagem são reportados. Com a estiagem, a energia hidrelétrica se torna inviável, sendo necessário ser substituída.

 

Energias limpas

É chamado de energia limpa todo tipo de energia que tem um impacto ambiental quase nulo.

 

Atualmente, as energias limpas mais conhecidas são: a eólica, maremotriz, geotérmica, hidráulica, nuclear e, claro, a solar.

 

Infelizmente, existe apenas um tipo de energia limpa que podemos reproduzir em casa, a energia solar, que está cada vez mais popular no Brasil.

 

A energia solar é aquela que é proveniente do calor do Sol, sendo necessária a instalação de um painel fotovoltaico que é capaz de converter esse calor em energia elétrica.

 

A boa notícia é que ter um sistema desses em casa está ficando mais acessível. Em apenas um ano, o número de casas com energia solar no Brasil aumentou em 10 vezes!

Energias-limpas

 

Além de ser uma ótima saída para o meio ambiente, ainda pesa menos no bolso já que você estará convertendo o Sol em energia elétrica, tornando sua conta menor.

 

Então, gostou do nosso artigo? Que tal compartilhá-lo com seus amigos?

 

(imagens: divulgação)

Related posts