Brasil avança nas pesquisas de usinas fotovoltaicas

As usinas fotovoltaicas estão trazendo uma nova realidade ao Brasil: o investimento em energia solar e o aquecimento do mercado de produtoras dessas soluções.

 

Sem nunca parar de pesquisar, o Brasil vem inaugurando diversas usinas fotovoltaicas pelo país, o que mantém a pesquisa firme e forte, consolida a tendência de usar a energia solar e proporciona grande economia para os setores públicos e privados.

 

Buscando sempre a inovação, a instalação das usinas fotovoltaicas no Brasil já está ditando tendências para o mundo inteiro. É o caso de duas usinas em processo de instalação, que prometem entrar em operação ainda em 2018, uma no Amazonas e outra na Bahia.

 

Mas já que estamos falando disso, vamos direto ao assunto?

 

Usinas fotovoltaicas e o avanço da pesquisa no país

Recentemente, o Brasil atingiu um marco histórico: seu primeiro gigawatt foi produzido usando apenas usinas fotovoltaicas, o que nos colocou em um patamar mundial na geração de energia limpa e sustentável.

 

Como nós dissemos na época, isso representa uma grande oportunidade para o país, e o Ministério de Minas e Energia está ciente disso e investindo alto em pesquisas para viabilizar novos cenários e propor aplicações que fogem do convencional na instalação de usinas fotovoltaicas.

 

Dois grandes exemplos disso são as usinas fotovoltaicas em processo de construção em lagos de hidrelétricas, especificamente em Balbina, no Amazonas, e Sobradinho, Bahia.

 

O projeto não é inovador por estar em lagos: na verdade, essa prática está bem consolidada na Europa. Porém, a instalação em lagos de hidrelétricas é algo completamente novo, nunca antes visto em qualquer outro local além das terras brasileiras.

 

Funcionamento conjunto

A instalação de usinas fotovoltaicas flutuantes em lagos de hidrelétricas é uma combinação perfeita, sendo que as duas usinas agem de maneira simbiótica na criação de uma solução única.

 

Por estar no lago da hidrelétrica, não se gasta a mais em cabeamentos para a distribuição da energia gerada pelas usinas fotovoltaicas. A estrutura já está presente, só é necessário se aproveitar dela.

 

Ao mesmo tempo, a instalação das usinas fotovoltaicas na superfície da água bloqueia a ação do sol, o que limita a evaporação e garante uma vazão maior. Isso é especialmente interessante em épocas de seca, algo que pode não ser tão comum no Amazonas, mas que pode ser um perigo no nordeste, onde se localiza a usina de Sobradinho.

 

Potencial de aplicação e economia

Avançar as pesquisas para trazer a diversificação da malha elétrica no país é um grande ponto positivo, já que essas soluções prometem – e cumprem – uma economia sem igual nas contas de energia elétrica.

 

E isso já está acontecendo em várias instituições pelo Brasil. Uma escola em Uberlândia já reportou uma economia de 15 mil reais em um ano, o que representa 75% da sua conta de luz, apenas com alguns poucos painéis fotovoltaicos instalados.

 

O próprio prédio do Ministério de Minas e Energia também já experimenta a economia oferecida pela energia solar. A primeira usina fotovoltaica a iniciar operações em um prédio federal oferece 7% de economia ao mês.

 

Achou pouco? Mas essa situação é devido à alta demanda por energia elétrica do prédio. Essa mesma quantidade é capaz de abastecer 23 residências familiares de forma intermitente.

 

As pesquisas e o mercado não param

A instalação das usinas fotovoltaicas flutuantes no Amazonas e na Bahia representam uma grande vitória do Brasil em termos de pesquisas e inovações tecnológicas, e isso sinaliza ao mercado que o momento é propício para o investimento em painéis solares.

 

Se tudo seguir como o esperado, a malha elétrica brasileira logo logo será bastante influenciada pelas usinas fotovoltaicas. O governo investe em escolas, usinas, universidades e onde é possível investir, e até 2040 a previsão é de que quase metade da nossa produção elétrica virá do sol.

 

Incrível, não é? Mas mais incrível do que conjecturar sobre o futuro será experimentá-lo, e caso tudo permaneça como está, temos um caminho muito ensolarado pela frente.

 

A Consultrevi Solar quer seguir nesse caminho com você! Os benefícios da instalação de painéis fotovoltaicos na sua residência são grandes, sendo que tudo o que você precisa fazer é dar os braços para a economia e aceitá-la na sua vida.

 

Que tal solicitar um orçamento? Nós garantimos que você não irá se arrepender. Até a próxima!

(imagens: divulgação)

Related posts